segunda-feira, 8 de agosto de 2011

FITS incentiva construção de eco-pousada.



Criado em 2004 com o objetivo de promover discussões sobre temas relacionados à sustentabilidade na atividade turística, o Fórum Interamericano de Turismo Sustentável (FITS) gera resultados e está confirmado para 2011. Um exemplo deste sucesso é a iniciativa do turismólogo, consultor e pesquisador Alberto Viana de Campos Filho, que constrói uma eco-pousada na Chapada Diamantina, Bahia, depois de ter participado das edições de 2009 e 2010.

A ideia surgiu para atender uma demanda crescente de aventureiros conscientes que querem fazer trilhas na região. Foi então que Alberto, com o aprendizado do FITS aliado a seus conhecimentos na área ambiental, decidiu desenvolver a eco-pousada. No momento, o empreendimento está com 70% da parte física concluída e contará com energia solar, telhas ecológicas, tintas a base de água, calhas para o reaproveitamento da água da chuva, coleta seletiva e decoração com artesanatos sustentáveis típicos da região. A previsão é que seja finalizado em setembro.

Alberto foi apresentado ao FITS em 2009, onde foram discutidas idéias e projetos de arquitetura sustentável e experiências práticas em assentamentos rurais. Outra atração que despertou o interesse do turismólogo foi a exibição de artigos pelos fornecedores de produtos de limpeza, telhas, móveis de pneus, entre outros. Em 2010, o que chamou sua atenção foi a volta do tema sustentabilidade e certificação em meios de hospedagem.

(release fornecido por - AD Comunicações)

Um comentário:

Compartilhe

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...